quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bíblia

Hebreus 4, 42: "A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos."

Olá! Paz e Bem!

Como vai você? Neste final do mês de Setembro, mês dedicado à Bíblia, lanço a seguinte pergunta: você lê a Bíblia?

Neste mês de Setembro, a ‘tarefa de casa’ que temos é a de ler a Bíblia. Ao menos um capítulo dela. Quantos de nós fizemos isso? Quantos de nós NÃO fizemos isso? Ler a Bíblia não é apenas o simples ato de pegá-la, abrir em uma página qualquer, e onde batermos o olho, saímos lendo. Pode acontecer o seguinte:
A pessoa abre, e lê: ‘Judas saiu e foi enforcar-se’. Daí assustado com essa passagem, pois sempre ouvimos falar que a Bíblia só tem coisas bonitas, a pessoa a fecha, e abre novamente: ‘Vá e faça a mesma coisa!’. Epa! Peraí! Como assim?! Daí fecha e abre outra vez: ‘O que você pretende fazer, faça logo!’.
Não é assim! Partes isoladas lidas aleatoriamente podem ter seu sentido totalmente extraído e distorcido. As passagens acima são respectivamente de Mateus 27,5; Lucas 10, 37b; e João 13, 27b. A pessoa que se deparar com tal seqüência pode até mesmo acabar lançando a Bíblia pela janela! Não é assim que devemos fazer a leitura da Bíblia. Não é assim que devemos tratá-la.

A Liturgia Católica é belíssima. Onde quer que você vá, em qualquer lugar do Estado, do País, e do Planeta, você irá se deparar com as mesmas Leituras e Salmos daquele dia. Se você for à Missa hoje, as leituras que ouvir serão as mesmas que um chileno ouvirá, as mesmas que um italiano, as mesmas que um australiano, as mesmas que um chinês, as mesmas que os fiéis no Vaticano. Isso é algo muito bonito de se pensar. É a unidade dos Cristãos Católicos.
Entrando um pouco em Liturgia, existem 3 anos Litúrgicos: o Ano A, o Ano B, e o Ano C. Em cada um, as leituras dos Evangelhos dominicais serão focados mais nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas respectivamente. O Evangelho de João é intercalado entre eles. O que não nos dá um ‘Ano D’. A Liturgia do próximo domingo, por exemplo, dia 03 de Outubro (dia das Eleições no Brasil, votem conscientemente), é a passagem de Lucas 17, 5-10. Daqui 3 anos, em 2013, a mesma leitura será ouvida. Assim como foi ouvida em 2007. Mas algumas leituras são ouvidas mais vezes durante o ano, e também não é proibido que uma leitura de Mateus, que é Ano A, seja lida num domingo do Ano C, que é Lucas. Vai muito da festa do dia, ou de algum evento Litúrgico em especial, ou do tema a ser abordado.

Voltando à Bíblia, uma forma bastante interessante de se ler é a leitura das passagens Bíblicas do dia. Que podem ser encontradas nos folhetos das Missas (que depois de usados, em muitos lugares eles são queimados! Então não tem problema levar embora), em agendas Bíblicas, e em outros lugares. Lendo desta forma, você não estará apenas lendo a Bíblia para si, mas sim lendo a Bíblia em unidade com o MUNDO INTEIRO! Qualquer pessoa que leia a Bíblia neste dia, estará em comunhão com você, e qualquer outra pessoa em qualquer parte do planeta! Pense na grandiosidade disso!

Cada dia tem pelo menos 3 leituras Bíblicas: uma leitura do Antigo Testamento ou do Novo, que tem ligação com um dos quatro Evangelhos, e um Salmo que também tem ligação entre os dois. Então, as passagens de cada dia não são apenas leituras aleatórias, mas sim complementares entre si. No domingo temos uma leitura a mais: a Primeira Leitura normalmente nos trás algo do Antigo Testamento, a Segunda Leitura algo do Novo Testamento, e estão em perfeita harmonia com o Salmo, e tudo gira em torno do Evangelho. Algumas vezes, em ocasiões especiais, temos até quatro leituras, como é o caso da Vigília Pascal no Sábado de Aleluia.

Falar sobre a Bíblia é algo muito bonito e não há como ser superficial. É um assunto que voltaremos a tratar mais vezes aqui no ‘Dos Anjos Reflete’.

Fiquem com Deus, e até a próxima!

Um abraço fraterno!


30 de Setembro: São Jerônimo

Ps.: Um aviso de alteração: o Título das Postagens terá agora o tema abordado, e a passagem Bíblica referente, virá em seguida. Assim o título não ficará muito longo. Mas o título das outras postagens permanecerá.

Nenhum comentário: